110 milhões de dólares para a Saúde

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou ontem, por despacho, o acordo de financiamento a celebrar entre a República de Angola e o Banco Mundial (BM), no valor global de 110 milhões de dólares norte-americanos.

O valor destina-se à “cobertura do Projecto de Fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde”, refere a Casa Civil do Presidente da República em nota de imprensa.

O Chefe de Estado delegou no ministro das Finanças poderes para proceder à assinatura do referido Acordo, que vai permitir melhorar o desempenho de aproximadamente trezentos estabelecimentos de cuidados primários de saúde.

Os referidos estabelecimentos estão repartidos por postos de saúde, centros de saúde e hospitais municipais, localizados em 21 municípios do país.

O projecto, prossegue o documento, beneficiará mulheres em idade reproduti-va e crianças menores de cinco anos, em 21 municípios das províncias de Luanda, Bengo, Lunda-Norte, Moxi-co, Malanje, Uíge e Cuando Cubango.

Os municípios contemplados são designadamen-te Icolo e Bengo (Luanda), Ambriz e Dande (Bengo), Chitato, Cambulo, Cuango e Lucapa (Lunda Norte), Ca-manongue, Luau e Luena (Moxico), bem como Cacuso, Calandula, Malanje e Caculama (Malanje).

A lista prossegue com Ma-quela do Zombo, Negage, Uíge e Sanza Pombo (Uíge) e finalmente Cuito Cuanavale, Mavinga e Menongue (Cuando Cubango).

 

Post Author: facesdeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *