Sabe o que significa Mwana Pwo?

Mwana Pwo é uma máscara usada na cultura Côkwe que significa “Mulher Jovem”, uma fêmea ancestral que morreu jovem. A forma de cruz na testa, conhecido como cingelyengelye, é um início de influência Português.

O rosto é composto de uma bela forma convexa oval, com uma linha fina elaborada feita de um tecido de fibra trançada, o rosto com as características finamente esculpidas tem um queixo de secção quadrada e uma exibição boca aberta de os dentes arquivados em um pico, o nariz aquilino cansar de duas narinas é enquadrado por dois grandes olhos em forma de grãos de café sob as sobrancelhas arqueadas, os ouvidos em alto relevo carry brincos em tiros de vidro turquesas, enquanto o queixo, os templos eo rosto são decorados com escarificações; ele carrega um penteado esculpido de seis secções rectangulares; muito bonito da castanha patina brilhante, restos de pigmentos pretos e brancos. As belas e incomuns padrões de escarificação na frente da máscara são chamados cingelyengelye (amuletos portáteis, evocativas da Cruz da Ordem de Cristo). Nas bochechas são padrões chamados masoji um mitelumuna nyi cijingo (o contorno de lágrimas que terminam no sol). A qualidade de expressão na máscara sugere que é um retrato, não é surpreendente como artistas antigos Tshokwe tomou inspiração para a sua escultura de uma mulher que admiravam por sua beleza. A secção transversal frontal do penteado é um tipo chamado tota (madeixas curtas cobertas em barro vermelho). Sob a cabeça é um diamdem dupla chamada kaponde. Uma franja, cisukusuku, ornamentos parte de trás da tampa.

Mwana Pwo simboliza a beleza e o encanto da mulher Côkwe, numa sociedade tipicamente matrilinear (não são as mulheres que governam, mas tudo passa pelo lado materno). Pelo realismo da sua beleza e requinte , mwana pwo é sem dúvida uma das mais belas e conhecidas máscaras que Angola já produziu .

 

Post Author: facesdeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *