Organização divulga hoje vencedores do Ensa-Arte

Os vencedores da 14ª edição do Prémio Ensa-Arte são divulgados, hoje, às 16h30, numa gala a realizar-se no auditório do Museu da Moeda, em Luanda, numa iniciativa da empresa pública de seguros, que organiza o concurso.

Concorrem 36 artistas plásticos de várias gerações, com um total de 48 obras, sendo 35 da modalidade de pintura, 9 de esculturas e seis de gravuras, para as categorias Grande Prémio, Prémio Juventude, Prémio Especial e Prémio Alliance Française. As peças ficam em exposição até ao dia 25 de Maio.

A organização Ensa-Arte informa, em comunicado de imprensa, que os autores das obras não seleccionadas devem proceder ao levantamento nos locais onde foram depositadas para apreciação do júri. O Prémio Ensa-Arte é bianual e  o grande vencedor da edição passada foi o pintor Ângelo de Carvalho, que arrebatou, em representação do Cuanza Sul, as categorias de Grande Prémio de Pintura, com a peça “Luanda cosmopolita – salada mista” e Prémio Especial Província em Pintura, com o quadro “Lá… nas bandas”. Ricardo Ângelo venceu o Prémio Alliance Française em Pintura, com o quadro “H20 = vida”. Maiomona Vua arrebatou o Grande Prémio de Escultura, com a peça “Convergência feminina”, enquanto Sozinho Lopes foi o segundo classificado desta categoria, com a obra “Maxixi, a iniciação”.

O Prémio Juventude em Pintura foi conquistado por Silvestre Panzo, com o quadro “Angola, 40 anos”. O galardão de Escultura foi entregue a Gelson Matias, com a obra “A maior solidariedade”.

Os troféus referentes aos prémios Alliance Française de Escultura e Especial Províncias em Escultura não foram atribuídos na edição passada, apenas menções honrosas para Pacheco Dito, Mário Nunes, Renato Fialho e Zeca Nicolau.

O júri da edição anterior foi constituído pelo crítico francês Timothée Chaillou, os artistas plásticos Miguel Gonçalves e Marcela Costa, o director da Alliance Française, Paul Barascutti, e Tito Mateus, em representação da Ensa, empresa organizadora.

 

Post Author: facesdeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *