Sónia Neves condenada a oito anos de prisão

O Tribunal Provincial de Luanda condenou ontem Sónia Carla Neves e Nilton Saraiva dos Anjos, a oito e seis anos de prisão, respectivamente, com pena suspensa, enquanto que o cidadão Mauro Filipe foi absolvido. Os réus são acusados de cometerem crime de peculato, por desvio de fundos destinados ao combate à malária.

Em sede de recurso da decisão tomada em primeira instância, para o Tribunal Supremo, os advogados de defesa dos réus solicitaram a suspensão dos efeitos do acórdão, pedido aceite pelo juiz da causa, José Sequeira.

O Tribunal Supremo pode manter, agravar ou diminuir a pena aplicada. Sónia Neves está intimada a pagar no prazo de oito dias, a quantia de dois milhões de kwanzas, enquanto Nilton Saraiva deve pagar, no mesmo período, um milhão de kwanzas, sob pena de verem suspensas a liberdade provisória.
A ré Sónia Neves aproveitou- se da função que exercia na Unidade Técnica de Gestão do Fundo Global e cometeu o crime de peculato por se ter apropriado de forma indevida, para seu benefício fundos destinados ao Programa de Combate à Malária, avaliados em 197 milhões e 580 mil kwanzas.

O arguido Nilton Saraiva facilitou a realização da fraude de 125 milhões) de kwanzas ao ter assinado uma confirmação do dinheiro depositado na conta do Programa Nacional de Controlo da Malária.

De livre iniciativa, o coréu Nilton Saraiva simulou a realização de um concurso público, que ele mesmo aprovou, na qualidade de coordenador adjunto do Programa de Combate à Malária, e assinou um contrato no valor de 76 milhões de kwanzas, a favor da empresa NC e NN Lda, de que é proprietário, para o fornecimento de material publicitário.
O julgamento teve início a 13 de Novembro do ano transacto. Em Março de 2014, o Ministério da Saúde constatou “operações financeiras injustificadas, irregulares e fraudulentas”, praticadas por Sónia Neves.

O que tens a dizer sobre o final desta novela “Caso desvio de dinheiro”, sobre a condenação de 8 anos de prisão? Compartilhe connosco as suas ideias. Sinta-se à vontade para deixar um comentário ao final desta página.

Post Author: facesdeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *