Intoxicação Alimentar

A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento. A intoxicação alimentar pode acontecer com alimentos que são deixados ao ar livre ou que ficaram armazenados por muito tempo. Às vezes, a intoxicação alimentar acontece quando você não lava as mãos antes de tocar na comida.

Causas

Os motivos mais comuns de contaminação dos alimentos são: Frutas e vegetais frescos contaminados por serem lavados ou irrigados com água contaminada.
Comer ou beber sucos não pasteurizados, brotos crus, leite não pasteurizado e produtos lácteos fabricados a partir de leite não pasteurizado, como certos queijos.
Comer carne crua ou mal cozida.
Comer ou beber alimentos que foram contaminados durante o processamento ou pelo descuidado no manuseio.

Fatores de risco

As pessoas com maior risco de adoecer com intoxicação alimentar e de ter sintomas mais graves incluem:
Idosos, mulheres grávidas, bebês e crianças, pessoas com doença crônica como diabetes, hepatite, HIV/SIDA ou ainda quem estiver a fazer quimioterapia/radioterapia para o câncer reduz sua resposta imunológica, aumento o risco de intoxicações.

Sintomas de Intoxicação alimentar

Os sintomas mas frequente em uma intoxicação alimentar são: Náusea, Vômitos, Diarreia aquosa, Dor abdominal e cólicas, Febre.
Os sintomas da intoxicação alimentar geralmente afetam o estômago e intestinos, sendo que o sinal mais comum é a diarreia.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.

Tratamento de Intoxicação alimentar

O tratamento para intoxicação alimentar depende da origem da doença, se conhecida, e a gravidade dos seus sintomas. Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais.

Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: consumir bastante líquidos, através dos líquidos perdidos na diarreia ou vômito, hidratação intravenosa fornece ao corpo água e nutrientes essenciais muito mais rapidamente do que as soluções orais.

O médico pode prescrever antibióticos se você tiver uma intoxicação alimentar bacteriana e os seus sintomas são graves. Alguns tipos de intoxicação alimentar bacteriana podem requerer tratamento no hospital, com antibiótico por via intravenosa. Durante a gravidez, o tratamento imediato com antibióticos reduz o risco do bebê ser contaminado.

NB: Se você suspeitar de intoxicação alimentar, entrar em contato com o departamento de saúde local mas próximo. O relatório pode ajudar o departamento de saúde a identificar um surto potencial e pode ajudar a evitar que outras pessoas fiquem doentes.

“ Uma alimentação saudável é a base do bem estar; e o bem estar é a base da felicidade.”

Post Author: facesdeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *